Guasca e Pachacutec não tinha face....

Primeiro vou me ater ao termo Guasca....nunca pesquisei este termo,mas pela manha ouvindo a radio cultura"radio cultura também é cultura"desculpem-me a redundância mas descobri ouvindo o programa de que a palavra Guasca tem seu histórico.Pois estávamos em um programa do "cancioneiro Guasca"com milongas,la zamba,tango e outros ritmos próprios da palavra...

Em Primeiro Lugar a palavra Guasca servia para designar o "Gaúcho"em si,antes de ser "gaúcho"era considerado "Guasca" Porque?

Porque a origem da palavra Guasca vem de"Corda"ou seria o contrario a palavra corda vem de Guasca tanto faz,os gaudérios que se espraiavam pelos pampas,de Brasil,Argentina,uruguai e até Peru.e Assim era muito usada pois a corda ia em tudo,desde laçar o cavalo,até puxar as carroças pelos pampas e para todo tipo de serviço.outros termos também nasceram em outros países(a palavra Poncho por exemplo tem origem no Peru,como quase toda a indumentaria e vestimenta do tipo considerado"gaúcho"). uma informação interessantíssima é que a palavra Ayahuasca que designa aquele chá tomado na amazônia tirado da planta do cipó...tem essa denominação traduzida como"corda da alma" huasca,se le o u como G na linguagem latina-espanhola e fica Guasca.ayah seria alma,ficaria então......."corda da alma",pois o chá ao ser ingerido pode levar a níveis sobrenaturais da consciência e da alma,numa viajem ao mundo interior da alma humana e mundos paralelos e subjetivos,mas isto é estudo para outro texto.... Tem até uma religião na amazônia o "Santo Daime"ja à muito tempo difundida e de conhecimento de muita gente,ta,ta eu ja disse que esse assunto fica pruma próxima,sorry. Bom não vou me estender muito pois isto é informação de ouvido sem base em estudos e pesquisas meticulosas,qualquer observação ou até correção é bem vinda por parte dos leitores.... obs: próximo texto Pachacutec não tinha face..... .hasta luego Guascas!!!!!!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 by ADÃO KANT / Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Classic