O Globo - Data: dom., 24 de outubro de 2021 - Horário: 5:37 PM
Parte da mostra "Autorias", que integra a programação da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, uma pintura com o rosto do escritor Luis Fernando Verissimo foi vandalizada no último sábado. Essa é a segunda vez que a obra, instalada no Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros, junto com outras 26 pinturas que retraram grandes nomes da literatura, sofre depredação. Dessa vez, uma tinta foi arremessada contra a área do rosto do escritor. As informações são do jornal "Zero Hora".
Ao GLOBO, a agente do autor, Lucia Riff, comentou os ataques.
— É absurdo demais. Espero que possam encontrar os responsáveis.
Em entrevista à "Zero Hora", a curadora da mostra, Graça Craidy, disse que os esforços para recuperar os estragos foram imediatos.
"A arte vai resistir ao vandalismo. Tanto é que, duas horas depois que ficamos sabendo do atentado, o artista já de deslocou para lá e está recuperando a obra. Não podemos deixar que essa energia ruim, negativa, tome conta", disse Graça.
A tela, pintada por Gustavo Burkhart, foi vandalizada pela primeira vez no último dia 17, quando apareceu cortada. Foi preciso substituir a versão original por outra, digital.
Burkhart disse que o trabalho original está sendo restaurado de maneira eficiente, e o resultado final vai “ficar muito bom”:
"Queremos somente devolver ao povo o que é do povo. É uma época de obscurantismo, mas com arte, cultura e história é possível iluminar as pessoas", disse o artista.
Comentarios