top of page

Exposição Corpo/Corpus - Exposição simultânea no Solar Minéraux e Ateliê Burk'Arte...

Atualizado: 23 de mai. de 2021

Manifesto | Corpo/Corpus

“O corpo vai além do corpo, um acúmulo de partes ou uma única parte, tudo forma um corpo, uma matéria única com sua química própria. Um resultado coeso forma um corpo coerente, e esta forma viva esgra na esfera sócio-ambiental , sob a forma de diversos corpus: do teatro, das artes visuais, da música, da dança. Corpo profano ou sagrado, identitário, transgênero, heteronormativo ou homoafetivo, corpo espécie, biológico ou bio ´l´lóico, marginalizado e corrompido, modificado ou fronteiriço, que nos pertence e não nos pertence mais, por ser inalienável, por ter um propósito intrínseco além da nossa capacidade de compreensão, Enfim , o corpo que elabora uma réplica de sim mesmo para se parenizar , num brinquedo de criador e criatura. O copro replicante, replicado e reclamando uma nova existência onde morte não se confunda com absolenciência. Um corpo novo que faça frente ao obscurantismo vigente, fazendo emergir um corpus esclarecido,evoluído de uma sofisticada sabedoria cósmica, capaz de nos suprimir da ignorância, lançando a luz lá onde só víamos sombras”

Sobre a exposição

O corpo evolui e se destaca dentro de diversas formas de representação. Na Arte Primitiva, ele aparece carregado de simbologia; no século XXI o corpo se torna mais próximo da máquina. CORPO I CORPUS é o nome de uma exposição de Arte Contemporânea que ocorrerá de forma simultânea em duas galerias de arte de Porto Alegre (RS/Brasil), o SOLAR Minéraux e a Galeria Atelier Burkarte. Este projeto surge, aos artistas, como uma reflexão sobre o "objeto" corpo a partir de suas próprias experiências no panorama da arte contemporânea. Esta mostra contará com a participação de aproximadamente quarenta artistas, que serão divididos em dois grupos, sendo um pra cada galeria. O tema é o mesmo, mas cada galeria tem um enfoque: a) SOLAR MINÉRAUX: CORPO I CORPUS no seu habitat mais amplo, como ser vivo ligado ao meio ambiente. b) Galeria Atelier Burkarte: CORPO I CORPUS no ambiente urbano, repleto de influências socioculturais. A inauguração da primeira parte da exposição será no SOLAR Minéraux, dia 29/08/19 às 19h. Com atrações que vamos oferecer aos convidados: ás 20h apresentação do grupo Regional de Samba e Choro da Cordas e Cordas e ás 20h40 apresentação do artista plástico e músico argentino Pablo Valentin com milongas no violão; as 21h performance com a dançarina Aline Brustolin, apresentando a Marcha das 4 Estações, coreografia lúdica e delicada de Pina Bauch. Ela convidará todos os presentes para participar de sua caminhada. A exposição irá até o dia 19 de setembro, pode ser visitada as terças, quinta, sextas e sábado das 12h ás 18h30. Fechada segundas e quartas. Entrada gratuita

Expositores

Leandro Cholant, Gior Castel, Dirceu Marins, Pèdro Santos, Pablo Valentin, Feancisco Carlos Moura Alves, ou Chico Cau, Cloveci Muruci, Eduardo Textor, Paulo Thumé , Benoni Cerati Zorzi, Analino Zorzi, Ubirajara Sanches, Gabriely Santos, Emanuele de Quadros, Gustavo Burkart, Jackes Koperstych, Jaques Jaques, Camila Raposa.

Curadoria

Gustavo B. e Debora Chaves

Participação de Leando Machado –

Comunicação: Erik Padilha

A segunda parte será inaugurada na Galeria Atelier Burkarte dia 05/09/19 às 19h. Com apresentação do grupo Regional de Samba e Choro da Cordas e Cordas e as 20h40 apresentação do artista plástico e músico argentino Pablo Valentin com milongas no violão.

A exposição irá até o dia 26.09, aberta á visitação de segundas à sexta das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30, e aos sábados das 9h às 13h. Com entrada gratuita.


14 visualizações0 comentário
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page